Pegos no 2º Ato

Ensaio do GrupoO Grupo recebeu neste sábado (24) o segundo ato da peça "Apuros no Colégio". Assim sendo, já se encaminha para a finalização do espetáculo que deverá ser apresentado na primeira quinzena de julho, ao que tudo indica, no anfiteatro do SESC.Ensaio do GrupoÉ esperado que "Apuros no Colégio" atinja o mesmo sucesso que a peça anterior, realizada em 2007, com aguns integrantes que compõem este mesmo grupo bem como continuar a ter as parcerias essenciais, ao exemplo da Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer de Rondonópolis.

Teatro é vida

Chris Denwer
Chris DenwerTeatro...

É mais q uma arte, é amizade, é família...
é futuro...
é trabalho duro (mas vale a pena)...
é compromisso...
é se doar totalmente...
é por para fora sentimentos q as vezes vc desconhece...
é mostrar para a platéia q vc é capaz!
é enfrentar o medo e surpreender vc mesmo...
é tirar gargalhadas, elogios, aplausos de todos...
é diversão!
é vida!
é gratifcante!
tudo isso é teatro para mim...
é inesplicável a emoção de estar em palcos e vc se conhecer mais através do Teatro...
e com ele eu me sinto uma pessoa mais realizada e mais feliz!
tenho muitos amigos e entrei para a família GEDA...
Tô muito feliz!
bjus...

obs: Vamos arrebentar!!!rsrsrs...

Moleque arteiro

George RibeiroA vida de gestores artísticos e produtores culturais não é fácil, como muitos podem pensar.

Para esclarecer sua função, esse profissional é quem planeja e ordena projetos de conteúdo artístico-culturais tais como espetáculos de dança, teatro ou música, produções cinematográficas, mostras competitivas ou não, festivais, atrações e congêneres artísticos. Nessa gestão, o produtor tem de providenciar todas as fases do processo para a construção da obra,  o que engloba captação de recursos, definição de cronograma, acompanhamento da execução, até chegar ao final, quando é apresentado o relatório de conclusão. O trabalho exige uma maratona, um verdadeiro corre-corre em busca de investimentos para que, no produto, final não haja qualquer desfalque, assim podendo atender às expectativas do público.

É nessa difícil busca que conhecemos pessoas de vários níveis e concepções culturais. Existem aquelas que acolhem, entendendo o significado da cultura, da arte e o retorno que esse modo de atividade presta ao serviço social por meio da sua produção; e existem aquelas que, sob a sombra da ignorância, criticam, esnobam ou mesmo não prestam a devida atenção nas fundadas justificativas que elevam esse trabalho às glórias da humanidade. E é somente assim, considerando o resultado proporcionado por esse exercício, que um produtor cultural transpassa os impedimentos, enfrentando com disposição e superação os tantos descréditos.

Nessas idas e vindas, visitas e mais visitas, sob uma perspectiva insistente para alcance do numerário que possibilite a realização de um evento cultural, o produtor acaba por se tornar, ao olhar dos pessimistas, um grande “incomodador”. De fato, tentar persuadir, às vezes, necessita tempo, muita conversa, o interlocutor deverá saber que discurso vai acabar por mexer no bolso dele, e é claro que isso incomoda. No entanto, esse “incômodo”, para quem sabe de seu objetivo, entende o quanto ele é necessário. Em verdade, deixaria de ser um “incômodo” no instante que o abordado reconhecesse a aplicação de acordo com o seu valor humano universal, muito além das perspectivas egoístas difundidas pelo capitalismo.

Por esses dias, talvez por esse considerado “incômodo” que cumpre minha função, fui indiretamente declarado “moleque”. A palavra “moleque” tem vários significados e a maioria é ofensiva e até preconceituosa. Entretanto, a mesma palavra resguarda parte de sua acepção para algo positivo. Tomei a liberdade de acrescentar a esse termo a mim deliberado o qualificativo “arteiro”, até para melhor caracterização da função; portanto, no conjunto, resultou-se em “moleque arteiro”. Vale ser posto que, se ser moleque é cumprir todas as funções de um produtor que vê na cultura uma ferramenta de desenvolvimento humano, de estímulo para a cidadania e para a criatividade, de realização social, seja de ricos ou de pobres, tornando-a um objeto de democratização do conhecimento, da lucidez, de valores reais, ainda que se valha de uma busca insistente de ferramentas para esse fim, a verdade é que quero continuar sendo esse “moleque”, até mesmo daqui a uns trinta anos, quando então atingirei a idade desse meu (quase) ofensor, mais que ninguém, um tão necessitado de muita molecagem.

Descontração do Grupo

"A emoção estética deixa o ser humano num estado favorável à recepção de emoções eróticas. A arte é cúmplice do amor. Tire o amor e não haverá mais arte." (Remy de Gourmont)


Clique na imagem e veja as fotos no eslaide.

O Grupo

MarquinhosUm olhar, um gesto, uma expressão
Caroline E um sentir em desenvolvimento
AdevaldoPara um emocionar pelo dom artístico.
Mais imagens aqui.

Artista principal

Bruna Andressa

Bruna AndressaVem que a vida te espera! Você não é gente da platéia! Você é o artista principal. Ninguém vai fazer seu papel. Como disse Charles Chaplin:

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

Anim-Ação!

Registra-se que Grupo de Expressão & Desenvolvimento Artístico atende às instituições e particulares com apresentações, performances e animações. Um exemplo disto, é o trabalho como o que apresentado no vídeo abaixo.

Novidades em breve

Débora Azevedo Débora Azevedo
O blog do nosso Grupo está cada vez mais bonito! E para ajudar a ficar ainda mais bacana, estou providênciando um texto com informações importantes para postar e outras coisas para a divulgação da peça, em breve vocês irão conferir! Beijos para todos.

Comentários recentes

Olaaaaaaaa
Esse grupo é d+...
Participo dele desde 2006.
A peça que será apresentada brevemente, está ótima e muito engraçada.
Tô passando pra deixar um beijão pra esse grupo 10...
Kelly Dowson
Quarta-feira, Abril 30, 2008 4:11:00 PM

Oi, bom o trabalho de vocês...
na próxima apresentação estarei presente, conheço duas pessoas do grupo... a Kelly e a Keilly..
Anômimo
Quarta-feira, Abril 30, 2008 4:36:00 PM

Faça seu comentário!

Sendo membro ou não do Grupo, você poderá fazer seu comentário! Se preferir que seja publicado na página do blog, como estes acima, envie o texto com uma foto em anexo para o endereço de e-mail contatogedart@gmail.com e aguarde a publicação!

Exercícios de teatro


Leitura de mesa

O Grupo de Expressão & Desenvolvimento Artístico se reuniu para mais uma etapa de montagem da peça “Apuros no Colégio”, tal qual mostra a ilustração.
Vemos, da esquerda para direita, Marquinhos, Caroline, Marcella, Érika, Ricardo, Kelly, Chris, Keilly, Jhonatan, Vagner, Adevaldo, Valdinesa, Bruna Andressa, Bruna Vasconcellos, Thais, Gabriel, Débora e Grazieli.
Esse foi dia da leitura de mesa do Grupo.

Leitura de mesaApós de uma leitura prévia da peça teatral, feito em particular, por cada intérprete, chega o hora da reunião de todo o elenco para a leitura em comum do texto pelo qual cada um fará a sua fala já ajustando as tonalidades adequadas para cada situação.

Leitura de mesaA pós a regularização dos tons e emoções na voz na etapa de leitura de mesa, chega a hora de ensaiar as marcações de palco. E, é claro, já recomendou George Ribeiro, só se dará com texto na ponta da língua.

Leitura de mesaMerda ao Grupo!